
A tua sala não é exatamente o lugar tranquilo e confortável para descansar após um dia caótico no trabalho? O teu escritório dá-te sono e não te lembras da última vez que conseguiste trabalhar uma manhã sem distrações? Já investiste algum dinheiro em algumas peças de decoração mas nem isso parece ter feito grande diferença? Eis alguns motivos pelos quais nada parece funcionar:
A decoração “bonita” por vezes tem um lado “feio”!
Sabias que alguns dos objetos que utilizas para embelezar e tornar os teus espaços mais acolhedores podem, na verdade, estar a deixar-te a ti (ou à tua família e equipa) doente(s)? A verdade é que quando a conversa é mobiliário, tintas, papel de parede ou até pequenos objetos decorativos, raramente as embalagens ou os sites das empresas que os produzem e comercializam disponibilizam toda a informação sobre os materiais que os compõem, como foram produzidos e o impacto que podem ter na nossa saúde. Aprendendo alguns truques simples ou com ajuda de um profissional qualificado, é possível fazer melhores escolhas, que aliam a estética ao nosso bem-estar!
Lê também: 7 inimigos (e bons substitutos) de um espaço saudável
A decoração “bonita” passa de moda, e nem sempre é uma aliada dos teus objetivos
Vejo muitas vezes este erro: a compra de peças de decoração tendência (que muitas das vezes nem vão de encontro às necessidades funcionais do espaço ou do gosto de quem os utiliza). Idealmente, antes de escolheres a decoração (ou comprares mais), é essencial olhares para o teu espaço e perceberes as suas potencialidades e condicionantes. Existem várias perguntas que te poderão ajudar: quem vai utilizar esta divisão? Que uso lhe darão? E em que altura do dia? Quais são as suas preferências, gostos e necessidades? Uma vez pensadas estas questões (e resolvidas), aí sim, é tempo de perceber o que já há, deve ficar e falta para dar um toque especial ao espaço em causa!
A decoração é um complemento, não o alicerce de um espaço
Nunca ninguém se pôs a decorar um bolo, sem a base terminada! Com a decoração dos espaços, é a mesma coisa: trata-se do último passo num processo que precisa de começar bem e não ser aleatório. Não te serve de muito ter um abajour para o escritório na tua cor favorita, se primeiro não tiveres pensado nas lâmpadas ideais para que a iluminação do teu espaço potencie a tua concentração, apareças favorecido(a) nas tuas videochamadas de trabalho e tenhas efetiva vontade de trabalhar nesta divisão. É essencial pensar primeiro em criar as condições ideais para tirar o máximo partido de cada divisão, para depois, sim, personalizá-las e deixá-las mais ao nosso gosto.
Lê também: Como tornar o meu espaço mais saudável?