
Calma, relaxamento e privacidade são provavelmente as primeiras palavras de que todos nos lembramos quando pensamos num quarto ideal. No entanto, nem sempre esta é a realidade do nosso! O quarto é uma das divisões da casa em que passamos mais horas, por isso existem inúmeras vantagens em otimizá-lo para que possamos ter excelentes noites de sono, descomprimir ao fim de um dia atarefado e sentirmo-nos confortáveis nas manhãs lentas ao fim-de-semana. Ficam 5 formas fáceis de implementar para que possamos tirar o máximo partido deste nosso espaço:
1. Apostar na iluminação certa
Escolher a iluminação é talvez um dos pilares mais importantes de um quarto pensado para a saúde e bem-estar. No quarto, deve preferir-se luz amarelada e pouco intensa, para evitar a disrupção do nosso circuito circadiano – o nosso “relógio” interno -, e garantir noites descansadas e um sono reparador.
2. Preferir cores e padrões que evoquem tranquilidade
Quanto a cores e padrões, é de investir nas que nos remetem imediatamente para a calma e o relaxamento como o verde ou o azul – pequenos apontamentos já fazem toda a diferença! Quanto a padrões, tanto do papel de parede ou dos têxteis, cores suaves e padrões mais pequenos e com menos contraste são excelentes ideias.
3. Escolher materiais de acabamento naturais
Derivados da madeira, cerâmicos ou apontamentos em verga são algumas ideias de como podemos trazer um pouco da natureza para dentro do nosso quarto. Estudos indicam que elementos naturais num espaço ajudam a tranquilizar o nosso sistema nervoso e a reduzir, mais rápido e com mais eficácia, o stress e a ansiedade.
4. Investir em texturas mórbidas e formas arredondadas
Formas curvas, por oposição às retas ou a padrões angulosos, também são outra dica muito útil. Acrescentando plantas, flores, almofadas ou mantas, por exemplo, a sensação de paz e descanso invadirá garantidamente o espaço!
5. Optar por um aroma com propriedades calmantes
O olfato produz impressões mais rápido que a visão! E esta? A verdade é que muitas vezes nos esquecemos do poder que os cheiros têm, mas quem nunca foi imediatamente mentalmente remetido para um antigo lugar por sentir um aroma similar, já experimentado no passado! A lavanda costuma ser uma boa opção para quartos e espaços pensados para relaxar.