
Todos queremos ter um escritório bonito, agradável e acolhedor (especialmente se nele recebermos clientes ou tivermos reuniões com alguma frequência). O nosso espaço de trabalho pode ser um fantástico cartão de visita para o nosso negócio! No entanto, por vezes, esquecemo-nos de quem nele passa mais horas – nós (e em alguns casos, a nossa equipa) e de como, de modo simples e prático, com algumas modificações, podemos criar um ambiente que fomente a nossa produtividade e nos ajude a terminar todos os afazeres do dia em tempo útil. Ficam algumas sugestões:
1. Garantir boa ventilação e qualidade do ar interior
Quando se aumenta a velocidade do renovação do ar em edifícios de escritórios, a produtividade das equipas tende a aumentar! E esta? Mais oxigénio, menos dióxido de carbono e outros poluentes a pairar fazem toda a diferença. Se tens ar condicionado no teu espaço de escritório, certifica-te também que usas filtros adequados – à zona onde vives, às caraterísticas da divisão… Em todo o caso, nada como abrir as janelas – todos os dias! -, para te sentires mais alerta e com mais rapidez de raciocínio para enfrentares o teu dia de trabalho.
2. Manter a temperatura do espaço próxima da referência de conforto
Quem é que consegue concentrar-se no e-mail que está a escrever quando os pés e as mãos teimam em arrefecer constantemente quando nos sentamos à secretária no Inverno? Ou quando está um calor infernal, mesmo no interior, durante o Verão? Se o teu espaço de trabalho tende a ficar muito frio ou muito quente, evita longas horas de sol direto nas tuas janelas durante o Verão – cortinas ou persianas podem ser boas opções – e aposta em materiais “pesados”, que ajudem a manter a temperatura no interior durante o Inverno, como tapetes, por exemplo. Focares-te nas tuas tarefas vai ser muito mais fácil quando voltares a sentir-te confortável!
3. Apostar numa cadeira que fomente a boa postura
Ninguém é produtivo com dores de costas! Escolher bem a cadeira de escritório, onde passamos tantas horas, é um ponto que não devemos descurar. O modelo ideal tem um bom apoio para a coluna e permite ajustar a altura do assento, de modo a que os cotovelos possam fazer um ângulo de 90º, quando apoiados na secretária.
4. Acertar na iluminação que evita a sonolência
Ficas sonolento nos dias enublados, mesmo com a secretária encostada à janela? Escolher a iluminação certa para os espaços de trabalho é talvez um dos principais truques para promover o foco e a concentração. Devem evitar-se luzes “amareladas” e ter sempre, para além dos candeeiros de teto, iluminação nas secretárias, que podemos controlar mais facilmente e usar conforme a necessidade.
5. Estudar a posição “certa” para as secretária(s)
Bem sei que nem sempre temos grande margem para alterar a posição da secretária no nosso espaço de trabalho, mas havendo essa possibilidade, o ideal será colocá-la próxima de uma janela – para aproveitar a iluminação natural da divisão. De lado, preferencialmente do lado oposto à mão que utilizamos para escrever – evitando a sombra constante sobre os nossos documentos -; já que com a janela atrás, criamos reflexo nos monitores, e à frente, muito cansaço visual ao fim do dia.